quinta-feira, 16 de abril de 2009

Viva o presente, olhe para o futuro

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.”

Esquecer o passado neste texto não significa não ter lembranças e nem aprender com ele, mas significa não viver no passado e nem em função dele. Muitos de nós trazemos boas lembranças, outras lembranças ruins. Mas, todos têm agora um novo ano. Como será? O ano será, em boa parte, o que quisermos que ele seja.

Muitas coisas não dependem de nós. Ninguém corre atrás de violência, doença, desemprego, problemas que não pedimos, mas que podem nos assolar. A vida nem sempre é justa (do nosso ponto de vista). Gostaríamos que todos festejassem, mas reconhecemos que há dor.

Se há circunstâncias que não dependem de nós, há algumas que dependem. Se você quiser ter um ano melhor, atente para algumas atitudes simples, mas funcionais, para que o seu ano seja melhor. Mas lembre-se de que tudo isso também depende da graça de Deus que nos capacita. “Sem mim, nada podeis fazer” disse nosso Mestre, Jesus (Jo 15.5):

1. Tenha Deus em primeiro lugar na sua vida - Lembre-se de Mateus 6.33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. “Essas coisas” são as legítimas necessidades materiais. Mas antes delas, antes de sua própria vida, ponha Deus. Estude a Palavra, pratique-a, ore.

2. Dê atenção à sua família - Tenha tempo para ela. São as pessoas que Deus te deu para cuidar e ser cuidado, amar e ser amado. Filhos ouçam mais os seus pais e prefiram sua companhia à do mundo. Não sejam clones do mundo e da TV, mas lembre-se de seu compromisso com Cristo. Vistam-se, falem e ajam como luz do mundo. Pais, não negligenciem seus filhos, provocando-os à ira.

3. Use a vida e não a gaste à toa – Não desperdice tempo com coisas vãs. Faça boas leituras (hábito muito saudável). Cresça e enriqueça sua vida espiritual. Console uma outra vida, alegre um coração, exercite seu dom.

4. Seja construtivo – Observe as qualidades das pessoas com quem você convive, na sua casa, na sua escola, na vizinhança, no trabalho. Há gente sempre amargurada. Não seja assim. Ser rabugento não ajuda ninguém. Ao invés de só criticar, seja mais cooperador. Em vez de se queixar e de dizer como faria se estivesse no lugar de outros, ponha o ombro sob a carga e venha fazer.

5. Testemunhe de Cristo - Você pode ser o instrumento para levar alguém a Cristo. E com o testemunho você será edificado. Você crescerá ao ver que não se envergonha de Cristo e que fala dele.

6. Ame sua Igreja - Você faz parte dela. Ela tem projetos. Não seja um quisto. Envolva-se. Veja o que pode fazer. Aceite ser liderado, se não puder liderar. Não procure ser senhor, seja servo, seja cooperador, seja um intercessor. Ore pela Igreja, pelo pastor, pelos líderes. Antes de criticar ou de se amuar, interceda. Seja um membro de Igreja mais ativo mais integrado - Participe dos cultos, da EBD, dos Pequenos Grupos com assiduidade. Seja pontual. Envolva-se com a sua Igreja.

Esqueça o que se foi. O novo oderá lhe trazer grandes experiências espirituais, que farão diferença para sempre. Assuma um propósito sério: “Serei um cristão melhor que fui no ano passado”. Firmando este propósito, lembre-se de Isaías 26.3: “Tu, SENHOR, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia”. Deus o guardará e abençoará.

Silas Arbolato da Cunha
Portal eJesus

Nenhum comentário: