sábado, 3 de janeiro de 2009

Busca de um sentido


Todo homem busca por um sentido nas coisas. Quando crianças, desde o balbuciar do bebê começamos a procurar entender o sentido das palavras. Ao crescermos queremos saber o sentido de tudo o que está ao nosso redor. Tem momentos de nossa infância que não fazemos nada se não soubermos a razão (essa é a hora em que muitos pais perdem a cabeça com seus filhos!). Na adolescência queremos dar um novo sentido as coisas. Mas sempre buscando um sentido. É algo natural nosso.

Como minha vida terá sentido? Que fazer para ela ter importância? Perguntamos. Ter dinheiro, ter sucesso e fama, ter sabedoria e conhecimento? Ter bens, viajar, ter muitas mulheres (ou homens)? Desfrutar de tudo que me dá prazer, de forma abundante? Aproveitar as coisas antes que seja tarde? É o que deixarei para a posteridade, para meus filhos?

Quem pára para pensar vê que nada faz sentido. Dinheiro e bens não significam felicidade, pois parece que sempre se quer mais. O dinheiro e os bens se separarão de você depois de sua morte. Cairá na mão de outros. Se tiver sorte, na mão de pessoas queridas. Mas o fato é que não levamos nada desse mundo. Todos (ricos e pobres) acabamos iguais nesse sentido.

Fama e Sucesso? Que adianta? Para muitos isso significa isolamento e solidão. Alguns atores, atrizes e cantores famosos conquistaram uma fama incrível mas se entregaram a uma vida extremamente problemática. Alguns, quando chegam no topo da carreira se defrontam com o fim da linha, e tudo perde sentido novamente. Até Michel Jordam, o mais famoso jogador de basquete da história resolveu trocar seu esporte pelo beisebol! A fama até fica depois da morte... mas até quando? Algum momento irá se dissipar. E de qualquer forma, você não estará por aqui para usufruir dela.

Vejamos o exemplo de Salomão. A fama dele chega aos dias de hoje. Foi extremamente rico. Teve centenas de mulheres. Foi grandemente conhecido por sua sabedoria e muito bem sucedido em sua "carreira" de Rei. A Bíblia diz o que ele possuía: " Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém. Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie. E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei " ( Eclesiastes 2:7-10). Mas encontramos em eclesiastes suas declarações desesperadas sobre a vida "E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol " (Eclesiastes 2:11).

Na verdade tentamos procurar dar algum sentido para a vida, ou nos mantemos ocupamos afim de esquecer de dar um sentido a ela. Mas em algum momento você parará para se perguntar sobre este tema. De fato, Deus nos criou para vivermos uma vida com sentido, com um propósito. Enquanto não achamos este propósito não preencheremos este vazio.

Deus quer que encontremos este propósito e nos mostrou como encontrar o sentido para nossas vidas. Mas este sentido, na realidade, só encontramos quando olhamos para o que vem após esta vida. Do que adianta correr atrás de coisas deste mundo que serão perdidas e esquecidas? O sentido está em uma eternidade onde nada acaba, tudo pode ser usufruído sempre, onde o amor é o principal sentimento e a alegria e a paz são contínuas. Viver com essa perspectiva dá um novo sentido a nossa vida aquí.

Só nos adianta então realmente se empenhar e se preocupar em juntar coisas dessa vida que possamos levar para o céu. E sabe o que podemos levar? "Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus." (Lucas 6:35). Esse galardão é como se fosse um prêmio. Não algo que devemos perseguir, mas algo que segue nossas boas ações, virtudes e conduta. E não é algo para este mundo, e sim para a eternidade.

Outra coisa que irá para a eternidade são todos os que se arrependem e aceitam Cristo como salvador. Para isso precisam escutar as boas novas de nós cristãos. O pregar também terá resultados para a eternidade.

C. S. Lewis, um grande pensador cristão, escreveu: “Se você estudar história, verá que os cristãos que fizeram mais pelo mundo presente foram justamente aqueles que mais pensaram no mundo futuro.(...) todos deixaram suas marcas na terra, precisamente porque suas mentes estavam ocupadas com o céu. E foi desde que os cristãos deixaram de pensar no outro mundo que se tornaram tão ineficientes em fazer isso. Tenha o céu como objetivo e você terá uma terra engrenada”.

Passemos então a nos dedicar ao que realmente importa: amar e pregar. Todo o resto deixaremos para trás.

A graça e a paz de Deus estejam com vocês.

Extraído do Meu Pensamento Cristão.

Nenhum comentário: