quinta-feira, 9 de julho de 2009

TENHO VALOR - Liderança

Parte 10/13

Talvez a parte mais importante de ser um bom líder é saber como ser um bom seguidor. Gideão, José, Moisés e outros líderes bíblicos fizeram diferença na história, amaram e serviram a Deus. Ao dependerem de Deus, receberam a força para defender seus princípios, e serem honestos, leais e fiéis a todo dever. Essas são qualidades que todo grande líder precisa.
Mas estilos de liderança são também individuais, e precisam ser flexíveis. Os estilos de liderança de Deus mudaram através dos séculos, à medida que Ele ajudou seu povo a crescer. Jesus também deu o exemplo de um estilo de liderança flexível; mas Ele ensinou uma das lições mais importantes demonstrando a importância de amar e servir aqueles que lideramos.

Nos tempos bíblicos os profetas eram algumas vezes tão influentes como os reis. Eles tinham a grande responsabilidade de ser exemplos e líderes espirituais. Leia Jonas 1.

Embora Deus pudesse falar por Si mesmo – ou até mesmo permitir que as pedras clamassem por Ele- Ele considerava a ajuda de Jonas tão importante que fez de tudo para obtê-la.

As formas de liderança são tão diversas quanto somos diferentes uns dos outros, mas existem alguns estilos de liderança mais comuns.
Alguns líderes gostam de manter as rédeas firmemente controladas. Eles tomam a maioria das decisões e forçam outros a aceitarem, ou se tornam poderosos através da manipulação de situações, de maneira a serem os únicos que sabem o que realmente está acontecendo.
Por outro lado, existem líderes que combinam controle e independência. Esses líderes dão aos liderados o poder de tomar decisões sábias. Reconhecem que cada pessoa é livre para ter suas próprias opiniões sobre como querem alcançar seus objetivos.

Personalidades dominantes como Paulo tendem a ser autocráticas. Personalidades influenciadoras como Davi e Barnabé, são mais democráticas. Personalidades estáveis como Abraão tendem a gerenciar os outros, delegando responsabilidades e assumindo um papel coadjuvante. Personalidades complacentes como Moisés tendem a usar um sistema organizacional com seus seguidores. Nenhum desses estilos é o melhor; os líderes bem-sucedidos adaptam seus estilos em cada situação.

Liderança envolve uma grande responsabilidade. Bons líderes nos inspiram de nos induzem a fazer coisas que não conseguiríamos sem eles.
Cada um de nós tem a responsabilidade de ser um bom líder, porque como cristãos todos nós devemos conduzir o mundo a Cristo.

Nenhum comentário: