segunda-feira, 6 de julho de 2009

Jovens: Buscai Intensamente

“Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te busco. A minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água.” (Sl. 53.1.) O que envolvia o coração do salmista Davi quando escreveu palavras tão preciosas? Que experiências ele tinha vivenciado a ponto de declarar tamanha devoção e entrega ao Deus vivo? Creio que não tenha sido experiências superficiais e corriqueiras, mas aquelas que colocam por terra qualquer incredulidade em relação ao livramento e poder do Senhor!

Sede e fome de Deus é o despertar para uma nova realidade de vida do legítimo adorador do Cordeiro. E Deus tem ensinado seu povo a buscá-lo de uma maneira muito especial: intensamente!

Davi nos mostra como precisamos ter um relacionamento intenso com Deus. Um relacionamento íntimo (v. 8) e faminto (v. 5).

Imagine uma pessoa perdida por dias em um deserto. A falta de água e alimentação é tão intensa que provoca dores físicas. O verdadeiro desespero por encontrar uma nascente ou um oásis suplanta qualquer outro pensamento em sua mente. Ela só consegue pensar numa coisa: a hora em que irá encontrar água e saciar a sua sede! Quando, finalmente, ela encontrar a água que jorra, sua garganta sedenta e seca se umedece e seu desespero vai de encontro à abundância que mata sua sede. Aquilo que é vital para sua vida é mais importante que a própria alegria e alívio de ver seu problema resolvido. Intensamente buscou o que é vital!

Deus não quer uma juventude fora de foco, uma juventude que não busca uma vida de intensidade com o Pai! Deus não quer uma juventude que reclama da sua igreja, que reclama que o repertório do coral é chato, que o seu pastor não dá atenção ao ministério jovem como deveria, que a bateria é do diabo (é, isso ainda existe...), que “isso” e “aquilo”; que fica envolta em reuniões e planejamentos infindáveis para projetos improváveis. Deus quer ver em nós a sede (por ele) como de um corredor de maratona em seus últimos metros. Deus sonha com uma juventude que o busca ansiosamente!

Quando reconhecemos que [...] a tua benignidade é melhor do que a vida” (v.3) Deus começa a mudar o nosso coração! E quando vivenciamos esta realidade maravilhosa, ele abre o nosso entendimento. E nos dá um entendimento igual ao de Davi. O único homem de sua geração “segundo o coração de Deus”. Deus sonha com uma juventude que rejeita o fundamento natural mais básico: a sua própria vontade! “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim.” (Gl. 2.20). Deus sonha com uma juventude sobrenatural.

Busque-o intensamente!

Livan Veiga
Líder de jovens da Primeira Igreja Batista de Campinas

Nenhum comentário: