domingo, 21 de junho de 2009

Quer uma oportunidade?

A Bíblia narra a história de um tanque próximo a Jerusalém chamado Betesda. Ali se reunia uma multidão de doentes que esperava por um milagre. Um anjo descia, tocava a água e a primeira pessoa que entrasse no tanque era imediatamente curada. Todos ali queriam a mesma coisa, no entanto apenas um tinha essa chance.

Hoje vivemos situação semelhante. Talvez não seja a cura, mas todos nós buscamos uma oportunidade na vida, seja ela qual for. A concorrência existe e está cada vez maior. O problema é que nem sempre sabemos lidar com a competitividade. Muitos fazem planos, mas quando percebem que há uma multidão desejando os mesmos sonhos, simplesmente desistem. É como se você deixasse de enviar um currículo para uma determinada empresa por medo de ser mais um em busca do tão cobiçado emprego. Por se sentir inferior, a maioria nem tenta.

A Bíblia conta que entre a multidão de enfermos havia um homem paralítico que sofria há 38 anos. Ele não tinha condições de andar até o tanque, além disso, ninguém o ajudava. Toda vez que o pobre tentava ir até o anjo, outra pessoa chegava primeiro.
Quem nunca se sentiu assim? Existem momentos em que não temos forças para caminhar até os nossos objetivos. As limitações são tão grandes que nos colocam em desvantagem em relação à multidão. Olhamos para todos os lados e não encontramos alguém disposto a nos estender a mão.

Mas de repente o paralítico foi surpreendido. Ele queria ir até o anjo, mas o Criador dos anjos foi até ele. Jesus o olha e pergunta: Queres ser curado? A resposta deveria ser um simples sim, no entanto o homem disse para o Salvador que não tinha ninguém para levá-lo até a água. Às vezes também agimos assim. Há ocasiões que subestimamos o poder de Deus. É como se Jesus te perguntasse: “Quer um emprego? E você respondesse: “Senhor, com essa crise ninguém vai me contratar”. Ou então: “Você quer estudar?” “Senhor, eu não tenho dinheiro para pagar um curso e nem chances de passar em um vestibular”. Não crie empecilhos, acredite sempre.

Apesar da resposta cheia de obstáculos, Jesus curou aquele homem. Sabe o por quê? Porque mesmo sabendo que havia uma multidão à frente, que ele não tinha condições de ser primeiro a chegar ao tanque e que não havia ninguém disposto a ajudá-lo, mesmo assim o paralítico estava ali. Ele tinha esperança e isso mexe com o coração de Deus. Então, não importa se tudo pareça contrário neste momento. Se você tiver esperança, não será preciso ir até a oportunidade, a oportunidade vai até você.

Por Juliano Matos
Jornalista e colaborador do portal Lagoinha.com

Nenhum comentário: