quarta-feira, 29 de abril de 2009

Como investir tempo em dias tão ocupados?

Nos dias atuais o que mais vemos são famílias sendo destruídas. Pais e filhos que não se entendem. Cremos que Deus não instituiu a família para viver esse caos. Em Malaquias 4.6 diz: ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.
Deus não nos criou para sermos inimigos dos nossos filhos, mas sim amigos. Essa amizade é construída a partir do nascimento.
A amizade que construímos com eles ao longo dos anos determina o nível de relacionamento na idade adulta. Colheremos no futuro o que semeamos hoje, a semeadura é opcional, porém, a colheita obrigatória.
Há diversas maneiras de semearmos na vida dos filhos, dando-lhes carinho, amor, atenção, tempo de qualidade, investindo financeiramente, etc. Hoje o que eles mais precisam é do nosso tempo e esse é um dos inimigos da família. Alguns pais se preocupam somente com a área financeira (trabalho excessivo) não tendo tempo para lazer ou simplesmente um bate papo com os filhos.
Se a semeadura não receber o devido cuidado, com o passar dos anos, os filhos crescem e se esforçam para chegar sozinhos à maturidade. Muitos dizem não se sentir amados ou que até odeiam seus pais por não terem a atenção deles.
Como pais, devemos investir tempo na vida dos nossos filhos. Alguns gastam mais tempo com coisas supérfluas do que com os filhos. Outros são ausentes e querem suprir essa falta com presentes ou coisas. O que eles precisam é da nossa presença.
Certa vez uma jovem disse que preferiria mil vezes ouvir seu pai dizer-lhe que a amava a ganhar um carro novo. E foi exatamente isso que ele lhe deu – um carro novo.
Nossos filhos precisam ouvir com mais freqüência que os amamos, não perca tempo, verbalize isso todos os dias se possível, abrace-os, diga-lhes que são uma bênção, que são preciosos, singulares e que eles são bem-vindos a essa família. Há filhos com sentimentos de que não são aceitos, não são amados e que não pertencem à família, porque perdemos oportunidades.
Em Salmos 127.3 diz que os filhos são herança do Senhor, nós somos apenas mordomos dessa herança e devemos devolvê-los ao Senhor em bom estado.
Abaixo segue algumas dicas de como investir tempo em nossos filhos.

1- Assista a filmes prediletos juntos e conversem sobre os mesmos depois.
2- Ouça suas músicas favoritas e depois fale sobre elas.
3- Ore um com o outro.
4- Diga-lhe que sente orgulho de tê-lo como filho.
5- Compartilhem segredos.
6- Adorem a Deus juntos.
7- Façam projetos um com o outro.
8- Divirtam-se juntos.
9- Aceite as sugestões dele.
10- Vá aos eventos da escola dele.
11- Esteja presente nos momentos importantes para ele.
12- Façam pelo menos uma refeição juntos.
13- Elogie e aplauda suas vitórias.
14- Chore com ele quando estiver triste.
15- Sonhem juntos.
16- Estudem a Bíblia juntos.
17- Façam exercícios ou pratiquem esportes juntos.
18- Sorriam e conversem dentro de casa.
19- Leiam livros juntos.
20- Abracem-se.
21- Peça perdão, reconheça seus erros.
22- Segurem as mãos um do outro.
23- Admire-se dos talentos dele.
24- Seja amigo.
25- Façam compras juntos.
26- Façam uma viagem juntos.
27- Vejam fotos de família juntos.
28- Peça-lhe ajuda na solução de problemas e compartilhe seus sentimentos.
29- Façam devocional.
30- Envie-lhe cartões ou cartas.

Eclesiastes 3.1-8 fala que há tempo para todas as coisas, portanto, hoje é tempo de investir tempo!

Rosemary M.C. Santos
Portal MMI Brasil

Um comentário:

*-* disse...

q linda mensagem ..