terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Pastor relata o que vê durante guerra em Gaza


Os habitantes de Gaza estão a sofrer com falta de comida, falta de cuidados médicos, cortes de energia e uma longa lista de outros problemas, mas um líder de igreja que vive no meio da turbulência diz que as crianças são as maiores vítimas do conflito entre Israel e Gaza.
“Toda a gente sofre, mas sinto-me especialmente mal em relação às crianças que estão a passar por momentos muito duros”, disse o líder de uma igreja Cristã à Portas Abertas EUA referindo-se à situação em Gaza.
“As crianças acordam várias vezes a meio da noite, chorando ou até mesmo gritando com medo e por causa de memórias que retornam às suas mentes”, disse o líder de igreja, cujo nome não foi divulgado pelo ministério.
As crianças estão a viver em casas em que mísseis estão a cair mesmo às suas portas.
“Muitas crianças estão traumatizadas por causa de situações anteriores que ocorreram em Gaza”, disse ele. “Elas viram corpos deitados nas ruas onde costumavam brincar. Agora, está tudo a acontecer de novo.”
Quase duas semanas depois da mais recente onda de violência ter eclodido, Israel continua a estudar a possibilidade de alastrar o seu ataque em Gaza, deslocando os seus soldados para zonas mais internas do país e acabar com os ataques com rockets a Israel, de acordo com a Reuters.
Mais de 600 Palestinianos já morreram, sendo que mais de um quarto das vítimas são civis, de acordo com dados da ONU. A actual luta entre Israel e Gaza é a pior onda de violência no Médio Oriente das últimas décadas.
Líderes e organizações internacionais apelaram a Israel para parar com a sua ofensiva, mas os soldados do país têm continuado os seus ataques.
Muitos grupos Cristãos têm apelado a um cessar-fogo. O bispo que preside à Igreja Evangélica Luterana na América, o Reverendo Mark S Hanson pediu ao Governo Norte-americano que assumisse um papel mais activo tentando pôr termo ao conflito, durante uma conferência de imprensa na Jordânia, na Segunda-feira.
Um grupo de líderes Luteranos estão a visitar o Médio Oriente durante uma semana para participar numa série de reuniões com líderes religiosos, políticos e comunitários em Israel e na Cisjordânia, apesar da violência.
Hanson apelou a Israel para retirar as suas tropas de Gaza e ao Hamas para parar com os ataques com rockets a civis em Israel. Ele também disse que as negociações devem reiniciar rumo a uma “paz permanente com justiça e uma solução de dois estados”.
Na Quarta-feira, Israel e o Hamas concordaram fazer uma pausa temporária de três horas nos combates para permitir a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
O corredor humanitário irá permitir que alimentos e combustíveis sejam distribuídos aos Palestinianos.
Estima-se que aproximadamente 2.500 Cristãos permanecem em Gaza e têm dificuldades em abandonar a Faixa de Gaza.
O director executivo da Portas Abertas EUA Carl Moeller pediu aos Cristãos do Ocidente para orar por aqueles que vivem na Faixa de Gaza sob a ameaça de bombardeamentos e ofensivas terrestres.
“Orem para que a guerra entre Israel e a Palestina dure menos tempo e seja menos devastadora do que os especuladores militares e políticos de todo o mundo estão a prever”, exortou Moeller. “Orem para que as famílias Cristãs se reúnam de novo. Orem para que o prédio da Igreja Baptista de Gaza não sofra mais estragos causados por ataques. Orem por todas as vítimas da violência em Gaza e Israel.”

Fonte: Christian Today Portugal e Gospel+

Nenhum comentário: