sábado, 30 de agosto de 2008

Renovação e comunhão

Existem situações nas quais embora estejamos “bem” com Deus, precisamos buscar a excelência com o Pai, por meio da comunhão com os irmãos.

Muitas vezes passamos por situações nas quais nos sentimos em comunhão com o Pai, e realmente existe a comunhão. Porém, se pararmos para pensar bem, essa comunhão ainda está limitada por algum motivo que não conseguimos descobrir.

Nessas horas, é preciso buscar do Senhor uma direção, pois precisamos estar COMPLETAMENTE entregues ao amor do Senhor. E na Palavra de Deus está escrito que precisamos nos reconciliar com o nosso próximo antes de buscarmos a Deus.

Pessoas cometem atos ou dizem coisas que ofendem ao outro; principalmente aqueles que dizem Sou muito franco... Existe uma grande diferença entre ser alguém verdadeiro e uma pessoa sem educação. Por isso devemos ponderar as palavras e as atitudes, para que futuramente não venhamos a ter de pedir perdão por uma coisa que para nós foi muito pequena.

E é esse perdão do outro, ou uma reconciliação, que muitas vezes nos impede de uma COMUNHÃO plena com o Altíssimo. Talvez o irmão nem saiba que você pecou contra ele, mas um dia, talvez, mesmo sem perceber, disse algo para outra pessoa sobre esse irmão e isso não convinha ter sido pronunciado. E está escrito: Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. (Tiago 4.11.) O único capaz de julgar é JESUS.

Brincadeiras, chacotas (mesmo que “cristãs”), e outras situações nas quais envolvemos o nosso irmão são muito preocupantes, pois devemos estar sempre buscando agradar e edificar a vida dos outros, como está escrito em Romanos 15.2: Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação.

Mentiras, fofocas, intrigas e outras situações no meio evangélico só servem para enfraquecer a ação de Deus na igreja ou no ministério. E, infelizmente, como vemos irmãos falando mal uns dos outros dentro de seus próprios ministérios!! É preciso ter discernimento das atitudes para não enfraquecermos primeiramente a nós e, conseqüentemente, o corpo do qual fazemos parte. Pois também está escrito: Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.

E ainda mais, existem aqueles que amam incondicionalmente seu irmão, quando isso não passa de uma encenação para que pareçam extremamente espirituais. Talvez essa seja uma das situações mais complicadas de todas.

Escutei até um fato uma vez de uma senhora, aquelas antigas na igreja, que ao ver um mendigo, mal cheiroso e sujo, que ninguém sentava perto dele no ônibus, foi ser espiritual e se sentou perto dele. Em determinado momento, ela se viu cheia de formigas e saiu logo de perto dele.

Onde está o amor? Mostrar-se crente não é ser cristão. A atitude isolada do real sentimento não vale nada aos olhos de Deus. E por fim, está escrito: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. (I Jo 4.20.)

Por isso antes de nos acharmos plenos em relacionamento com Deus, é bom pesarmos as mais diversas situações e críticas que já fizemos. Se encontrarmos algo errado no meio delas, isso precisa ser concertado.

Concerte, isso não é vergonhoso; a única pessoa que sai envergonhada nessa situação toda é Satanás e ele merece isso! Seja santo e tenha a PLENA COMUNHÃO com Deus.

Breno Amaral
Lagoinha.com

Nenhum comentário: